• JOCASTA J SOUZA

Empreendedorismo

Você sabe o que significa empreender?


No mês de outubro se comemorou o Dia do Empreendedor, mas esta data deveria ser comemorada todos os dias, porque no mundo, todos os dias nasce um empreendedor.

O empreendedorismo vem da mente daquelas pessoas que conseguem enxergar a necessidades de outras pessoas, ou mesmo de uma sociedade.

São aquelas pessoas que enxergam oportunidades onde a maioria vê apenas um problema ou dificuldade.

Eu gosto de imaginar empreendedores como professores pardais, sim aquele dos quadrinhos! E eu tive o privilégio de me deparar com um empreendedor que eu admiro muito, que começou a empreender muito jovem, e ainda hoje, com os seus setenta e poucos anos, continua a criar formas de inovar.

Em um bate-papo informal com Luigi Amorim, ele me disse que empreendedorismo vem do verbo empreender, que em nosso dicionário tem as seguintes definições:

- Conseguir ou tentar fazer;

- Colocar em desenvolvimento;

- Realizar.

Segundo Luigi, a valorização deste perfil empreendedor demorou a ser valorizado no Brasil. Estes verdadeiros empresários, autodidatas em sua maioria, foram desbravando suas florestas e abrindo caminhos para o fomento da economia brasileira.

No meu olhar, o próprio Luigi foi um bandeirante da inovação empreendedora. Isso porque, em 1983 ele desenvolveu um pão de queijo para ser vendido em larga escala, com a vantagem de já estar pronto e ir direto para os fornos do Brasil inteiro, em cozinhas comerciais ou domésticas.



Fonte: imagem de arquivo pessoal.


Ele não inventou o pão de queijo, mas inovou a forma que este produto passou a ser consumido. Isso é empreender! Os cafés da manhã e da tarde mais gostosos às famílias e lucratividade para outras tantas, que viram nesta inovação uma maneira de gerar um novo negócio.




Para Luigi, o empreendedor de sucesso traz a inovação para o seu negócio, gerando oportunidades e facilidade a terceiros, além de causar uma corrente de prosperidade ao seu redor.


Foto: Luigi Amorim


Aqui eu deixo a minha homenagem àqueles que enfrentam todas as dificuldades, medos e matas fechadas para deixar sua marca neste mundo, em especial ao meu amigo Luigi Amorin. Enquanto eu escrevo este texto, Luigi deve estar em seu laboratório de ideias, melhorando a sua produção de alho negro, vinagre balsâmico ou sabe-se lá o que mais está passando naquela cabeça empreendedora.

Que a luz da sabedoria esteja sempre nas mentes daqueles que escolhem trazer prosperidade ao mundo.

Abaixo segue um exemplo genial de empreendedorismo indicado por Luigi.

https://www.youtube.com/watch?v=nvLUaI_0B5s

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo