JOCASTA J SOUZA
Empreendedorismo
Você sabe o que significa empreender?
No mês de outubro se comemorou o Dia do Empreendedor, mas esta data deveria ser comemorada todos os dias, porque no mundo, todos os dias nasce um empreendedor.
O empreendedorismo vem da mente daquelas pessoas que conseguem enxergar a necessidades de outras pessoas, ou mesmo de uma sociedade.
São aquelas pessoas que enxergam oportunidades onde a maioria vê apenas um problema ou dificuldade.
Eu gosto de imaginar empreendedores como professores pardais, sim aquele dos quadrinhos! E eu tive o privilégio de me deparar com um empreendedor que eu admiro muito, que começou a empreender muito jovem, e ainda hoje, com os seus setenta e poucos anos, continua a criar formas de inovar.
Em um bate-papo informal com Luigi Amorim, ele me disse que empreendedorismo vem do verbo empreender, que em nosso dicionário tem as seguintes definições:
- Conseguir ou tentar fazer;
- Colocar em desenvolvimento;
- Realizar.
Segundo Luigi, a valorização deste perfil empreendedor demorou a ser valorizado no Brasil. Estes verdadeiros empresários, autodidatas em sua maioria, foram desbravando suas florestas e abrindo caminhos para o fomento da economia brasileira.
No meu olhar, o próprio Luigi foi um bandeirante da inovação empreendedora. Isso porque, em 1983 ele desenvolveu um pão de queijo para ser vendido em larga escala, com a vantagem de já estar pronto e ir direto para os fornos do Brasil inteiro, em cozinhas comerciais ou domésticas.

Fonte: imagem de arquivo pessoal.
Ele não inventou o pão de queijo, mas inovou a forma que este produto passou a ser consumido. Isso é empreender! Os cafés da manhã e da tarde mais gostosos às famílias e lucratividade para outras tantas, que viram nesta inovação uma maneira de gerar um novo negócio.

Para Luigi, o empreendedor de sucesso traz a inovação para o seu negócio, gerando oportunidades e facilidade a terceiros, além de causar uma corrente de prosperidade ao seu redor.

Foto: Luigi Amorim
Aqui eu deixo a minha homenagem àqueles que enfrentam todas as dificuldades, medos e matas fechadas para deixar sua marca neste mundo, em especial ao meu amigo Luigi Amorin. Enquanto eu escrevo este texto, Luigi deve estar em seu laboratório de ideias, melhorando a sua produção de alho negro, vinagre balsâmico ou sabe-se lá o que mais está passando naquela cabeça empreendedora.
Que a luz da sabedoria esteja sempre nas mentes daqueles que escolhem trazer prosperidade ao mundo.
Abaixo segue um exemplo genial de empreendedorismo indicado por Luigi.